terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Grande Farsa do Rock 'N' Roll"

Capa da Trilha Sonora do Filme

Cartaz do Filme de Julien Temple


Com direção de Julien Temple, essa produção de 1979 (lançada em 1980) mostra o saudoso empresário Malcom MacLaren explanando sua teoria de como fazer sucesso no mainstream da indústria musical. A meteórica carreira dos Sex Pistols e sua história de ascensão e queda, prova a teoria de Malcom, usada na banda como um dos “enlatados” de maiores sucessos do Reino Unido. A filosofia do lucro pelo caos, do ódio como maior arma e do abuso da estupidez e da sexualidade, casam perfeitamente nas performances anárquicas da banda, na pose de Sid Vicious como expoente violento e das passagens em desenho animado que ilustram parte da película entrecortada por lições de MacLaren como grande mentor alienista.

Malcon Maclarem e o lucro pelo caos


Sid Vicious em sua performance onde no término saca uma arma e atira aleatoriamente na platéia, acertando inclusive sua namorada Nancy Spugen.



Uma grande curiosidade do filme é a passagem de Steve Jones e Paul Cook (respectivamente guitarrista e bateirista) pelo Brasil para encontrarem, o assaltante bem sucedido, Ronald Biggs que se refugiava aqui na terra da banana e do carnaval. Outra boa curiosidade vai para o disco trilha sonora que além de versões raras dos Pistols, tem o registro vocal do já citado Biggs na sarcástica “No One Is Innocent”, uma versão francesa folk de “Anarchy In The U.K.” que virou “L’ Anarchie Por Le U.K.”, versão orquestrada da música “EMI”, dentre outras preciosidades.

Humor e muito rock and roll miscigenado com um ar sombrio e um tanto de violência explícita fazem deste um ótimo exemplar de vídeo documentário musical onde a verdade se sobrepõe ao mito, causando revolta desde telespectadores conservadores, que quebraram seus aparelhos de TV assistindo entrevistas com os “Pistolas Sexuais”, até à coroa inglesa detratada nas letras das canções e na arte gráfica de material promocional.

O próprio Julien Temple viria a dirigir “The Filth And The Fury”, outro documentário sobre os Sex Pistols, lançado no ano de 2000, mas isso ficará pra outra resenha.

0 comentários:

Postar um comentário